quarta-feira, 19 de maio de 2010
A Luta da Profissão Contra o Preconceito.
Um cartaz com o intuito de divulgar um seminário sobre inclusão social casou polêmica e confusão por apresentar a imagem de duas meninas se beijando. O evento, que aconteceria na faculdade particular Faminas, na cidade de Muriaé (MG), foi cancelado e gerou a demissão da coordenadora do curso de Serviço Social, Viviane Pereira.
"É um cartaz onde tem vários segmentos da sociedade brasileira que são excluídos. E a faculdade, mais que nunca, precisa contribuir para a defesa dos Direitos Humanos", disse Vinicius Ventura, estudante de Serviço Social, ao jornal "O Globo".
O cartaz serviria para divulgar debates sobre desigualdades e preconceitos no "III Congresso de Políticas Públicas - VII Semana de Serviço Social". Além da ilustração das duas meninas se beijando, o folder exibe também imagens de negros, índios e portadores de deficiência física. Com a repressão da faculdade em aceitar o cartaz, a ex-coordenadora do curso Viviane Pereira preferiu cancelar o evento.
"Diante da recusa da instituição em aprovar a utilização dessa imagem, baseada no meu código de ética, nos princípios que constam no projeto ético-político que a profissão de Serviço Social tem, eu optei por cancelar o evento e informar aos alunos e palestrantes o motivo desse cancelamento", disse.
Com sua decisão, Viviane recebeu o apoio da representante do Conselho Regional de Serviço Social, Mariana Castro. "Um dos nossos preceitos é a eliminação de toda forma de preconceito e o respeito à diversidade. Então ela [Viviane Pereira] está respaldada pelo Código de Ética Profissional", afirmou.
sábado, 15 de maio de 2010
"Por acreditarmos na possibilidade histórica de construção de uma nova sociabilidade que assegure a emancipação humana, lutamos todos os dias e mais um dia para garantir e ampliar direitos; lutamos contra a exploração e opressão em todos os níveis e precisamos, cotidianamente, nos indignar e "lembrar para resistir" aos desmandos do capital". E é com este tom que o CASES faz sua homenagem aos/as assistentes sociais de todo o Brasil. "Com atitude crítica para avançar na luta, homenageamos a todos/as assistentes sociais brasileiros/as e convidamos para fazer do nosso dia um dia de mobilização para enfrentarmos o desafio de romper a desigualdade, denunciando todas as formas de exploração e opressão que empobrecem as potencialidades humano-genéricas".
Aproveitamos a ocasião para reafirmar nosso compromisso ético-político com a classe trabalhadora e os movimentos sociais. Em 2010, o tema escolhido é “Fortalecer as lutas sociais para romper com a desigualdade”, pois acreditamos na necessidade da proximidade do Serviço Social com as lutas coletivas. Todos os anos, nós nos reunimos para refletir sobre a profissão, construir respostas e analisar a realidade do país.
Parabéns assistente social, que trabalha para defender direitos e luta pelo fim da desigualdade.
terça-feira, 11 de maio de 2010
O Início.
Olá pessoal!
Estamos aqui para dar início há uma grande jornada.
Este blog, vem com o objetivo de reunir o conhecimento, as angústias, as conquistas, as dúvidas, o que se passa no curso de Serviço Social da Unicentro.
Espero que seja um veículo realmente produtivo para todos, tanto alunos, como profissionais, professores e comunidade em geral.
Este é um dos primeiros de muitos passos do CASES. E contamos com a ajuda de todos para construirmos um curso melhor.
Como primeira postagem colocamos um quadro do que é e o que faz o profissional de serviço social, feito a partir do material do CRESS (Conselho Regional de Serviço Social). Para visualizar a imagem em tamanho maior é só clicar sobre ela.
Mas e você, o que pensa sobre isso? Poste nos comentários o que é Serviço Social pra você!
E antes de nos despedirmos... No próximo post: O que é o CASES, a apresentação do logo e de todos os integrantes com suas respectivas funções.
Todos os integrantes da família CASES estão a disposição para sugestões, reclamações e elogios no nosso e-mail: cases.unicentro@gmail.com
Obrigado a todos, até a vista...
Luan C. R. Pacheco.
Presidente do CASES.